De uns tempos pra cá,a tecnologia deixou de ser um aparato exclusivo e se tornou uma ferramenta fundamental para suprir as necessidades das pessoas.
Hoje, o mundo se conecta por meio dos recursos tecnológicos e, com as empresas, não é diferente. Afinal, para manter o alcance e, principalmente, a credibilidade de uma marca, é preciso estar por dentro das demandas do mercado.

Os processos tecnológicos se desenvolveram com o passar do tempo, de maneira contínua, transformando o contexto da informação e da digitalização nos ambientes sociais e de trabalho, prova disso é o resultado da pesquisa Digital 2022: Global Overview Report (relatório de mapeamento dos internautas), que comprovou que o número de usuários que acessam as redes sociais regularmente no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro deste ano, o que representa cerca de 63% da população mundial.

Em um mercado tão aquecido, é natural que as tendências e mudanças não parem de surgir. Pensando nisso, separamos algumas das transformações mais impactantes para te manter informado (a) do que está por vir dentro do cenário digital. Siga com a leitura e confira:


As maiores mudanças do mercado digital:

1. Web Analytics
O ambiente virtual é muito concorrido, por isso, cada esforço deve ser devidamente mensurado e otimizado, para evitar desperdícios e aumentar as vendas.
Para isso, a análise de métricas e indicadores de desempenho, ou KPIs, é essencial para garantir destaque no mercado digital.
Os cursos e mentorias são boas alternativas para entender mais sobre o assunto e não perder as oportunidades por falta de domínio ou conhecimento, na hora de analisar métricas importantes.

2. Internet Móvel
Por mais estranho que possa soar a internet móvel como uma “mudança” já que ela é muito comum para a maioria de nós, a verdade é que a quinta geração de rede sem fio permitirá uma qualidade de conexão muito melhor – o que irá impulsionar um ecossistema digital vivo,dinâmico e cheio de transações ocorrendo a cada segundo.

3. Economia compartilhada
A economia compartilhada também é outro modelo de negócios que surgiu por conta da amplificação da internet como um canal de negócios.
Com a conectividade, as pessoas perceberam que compartilhar bens, serviços e experiências, muitas vezes, sai mais barato e é mais interessante do que comprar algo sozinho. Um exemplo disso é o tamanho sucesso das empresas como Uber, Netflix e Airbnb.

4. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial contribuiu para sistemas cada vez mais sofisticados em organizações dos mais diversos tipos e tamanhos.
Seja para desempenhar tarefas importantes, como operações administrativas, ou lançar campanhas de marketing mais assertivas, a inteligência artificial tem se destacado no mercado digital.
Inclusive,a expectativa é que esse protagonismo aumente ainda mais nos próximos anos, conforme as soluções de IA avançam e se tornam mais populares.

5. Realidade Virtual
Embora ainda esteja em evolução, o fato é que a realidade virtual tem tudo para revolucionar a forma como as pessoas compram e vendem e impactar profundamente o mercado digital de forma geral.
Gigantes da tecnologia, como o Google e a Apple já apostam nessa ferramenta e com boas razões: a proposta de uma imersão completa em universos antes vistos apenas à distância, por meio de TVs e telas de cinema, é muito interessante do ponto de vista dos negócios e da inovação.


6. Internet das Coisas
A Internet das Coisas, também conhecida pela sigla IoT, é mais uma das promessas futuras que já vem revelando parte do seu potencial.
A pulseira utilizada nos parques da Disney, em Orlando, EUA, comprova que a conexão de aparelhos vestíveis (que envolve apenas algumas das diversas possibilidades dessa tecnologia) é uma excelente forma de integrar experiências de consumo digital e físico de maneira quase infalível.

7. Bitcoin e criptomoedas
Por fim, mas não menos importante, o Bitcoin, parte das chamadas criptomoedas, chegou para reestruturar a internet como canal comercial.
Depois das suspeitas iniciais, geradas pelo uso da moeda no mercado negro, existem muitas pessoas investindo tempo e dinheiro para explorar essa nova maneira de ganhar dinheiro.
Inclusive, o conceito de Bitcoin pode ser aplicado até mesmo na produção de conteúdo de forma segura e tende a ser cada vez mais adotado para validar transações que exigem  nível superior de proteção contra fraudes.

Conclusão
Não há mais dúvidas, nem mais volta: o mercado digital já é uma realidade, por sinal, bastante atraente.
Mas, para se beneficiar dele e colher bons frutos, é necessário entender as regras do jogo e se adaptar para garantir a competitividade em um cenário tão concorrido quanto o virtual.

Para isso, é essencial que você faça as mudanças necessárias para colocar sua empresa em uma posição favorável.

Aproveite e conte para nós nos comentários: qual das tendências listadas é mais relevante para o seu negócio?

No mais, continue de olho no Blog da Softup, em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário