Sem dúvida, adquirir um Sistema de Gestão é um grande passo para uma empresa alinhar seus processos internos e garantir mais competitividade no mercado, afinal, essa solução, além de eliminar as planilhas e muitos processos manuais, facilita o controle e o acesso de dados importantes e ajuda a viabilizar uma tomada de decisão mais assertiva.
Por conta das inúmeras funcionalidades apresentadas por um Sistema de Gestão, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta. Pensando nisso, nós, da equipe da SoftUp ERP, elaboramos um artigo especial para esclarecer os questionamentos mais comuns.
Siga com a leitura e confira:

5 dúvidas mais comuns sobre Sistemas de Gestão Empresarial


1. O que é um Sistema de Gestão?

Também conhecido como ERP, um Sistema de Gestão é um software de gerenciamento de processos, que possibilita que os gestores de uma empresa controlem, com mais facilidade, todas as informações relacionadas ao negócio.

Para isso, ele funciona por meio de módulos, que são totalmente integrados entre si.

Dessa forma, cada módulo corresponde a uma área operacional ou estratégica da organização como estoque, vendas, financeiro, logística, recursos humanos, produção e muito mais.

Em outras palavras, um ERP atua como um grande banco de dados centralizado, capaz de reunir as informações mais importantes de cada um dos setores de uma empresa, permitindo a troca e o compartilhamento rápido dos dados de áreas distintas.

Resumidamente, o ERP automatiza tarefas burocráticas e repetitivas, simplifica processos e emite relatórios precisos sobre diferentes pontos do negócio, contribuindo efetivamente na tomada de decisão.

2. Um Sistema de Gestão realmente funciona para a minha empresa?

Independentemente do nicho ou da dimensão, a verdade é que um Sistema de Gestão é um grande aliado de qualquer empresa. Afinal, toda organização precisa ter controle sobre as suas operações, bem como planejamento e histórico de tudo o que acontece internamente.

3. Um Sistema de Gestão é mesmo seguro?

Sim! E essa segurança é obtida por meio de uma série de medidas, protocolos e estratégias desenvolvidas para proteger os dados empresariais.

Em relação ao acesso, por exemplo, cabe aos gestores definirem a hierarquia e estipular quais áreas podem ser acessadas por cada colaborador (por meio de login e senha).

Além disso, muitos Sistemas de Gestão, como o da SoftUp ERP, funcionam na nuvem e não requerem nenhum tipo de instalação física do software, já que rodam em um servidor na internet.

Nesses casos, o ERP conta com criptografia e várias outras barreiras que impedem a invasão de pessoas má intencionadas.
Além disso, outra grande vantagem da nuvem é que ela mantém os dados seguros mesmo quando surgem problemas físicos nos computadores ou na sede do negócio (como queda de raios, enchentes, roubos, etc.).

4. Quais os benefícios de um Sistema de Gestão?
Contar com a expertise de um ERP pode proporcionar diversas vantagens à sua empresa, como a redução dos custos operacionais e automação e integração dos processos.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios promovidos pela solução:

► Mais produtividade para a equipe, por conta da automação de processos;
► Dados precisos e confiáveis, que refletem em uma tomada de decisão mais rápida e assertiva;
► A automação das tarefas contribui para a redução dos custos;
► Acesso a informações detalhadas sobre os clientes e hábitos de consumo, que propulsionam o aumento das vendas e ajudam na fidelização do público-alvo;
► Redução de falhas e retrabalhos;
► Aumento da competitividade;
► Mais controle do seu negócio;
► Gestão financeira mais assertiva;
► Maior previsibilidade.

5. Qual o custo-benefício do Sistema de Gestão?
Muitos gestores sabem da importância de um Sistema de Gestão para o alinhamento e otimização dos processos empresariais, mas ainda não dispõem de todas as funcionalidades da plataforma por acreditarem que essa é uma solução muito cara, o que, definitivamente, não é verdade.

Um ERP não deve ser visto como um gasto, mas sim como um investimento, afinal, além de vantagens claras, o uso da ferramenta poderá impactar diretamente na competitividade do seu negócio.



Por isso, sempre que for analisar uma solução, o mais indicado é considerar o custo-benefício oferecido por ela, levando em conta os benefícios a longo prazo.
Vale lembrar que, com o ERP da SoftUp ERP, a sua empresa automatiza diversas tarefas, reduzindo a necessidade de mão de obra ou pagamento de horas extras aos colaboradores, gerando mais economia.

Além disso, a solução ajuda na precificação mais exata dos produtos, no gerenciamento automático do estoque e, consequentemente, a reduzir os gastos e aperfeiçoar a produção. Com isso, os resultados a longo prazo são transformados e o software acaba “se pagando” em um curto período de tempo.

E você, gostou de esclarecer as maiores dúvidas sobre o Sistema de Gestão?

Se você deseja digitalizar os seus processos e otimizar as tarefas da sua equipe para garantir uma operação ainda mais eficiente, clique aqui, entre em contato com a equipe da SoftUp e confira todas as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no blog. Em breve teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço.

Deixe um comentário