Na pandemia, empresas dos mais diversos portes precisaram se reinventar para seguirem competitivas no mercado, em um cenário tão desafiador. Principalmente em relação à conectividade, os negócios precisaram se adequar em meio ao isolamento social para que as equipes continuassem interagindo e desenvolvendo suas tarefas, mesmo de maneira remota.

Por este e vários outros motivos, a chegada do 5G ao Brasil abre espaço para os empreendedores criarem novos serviços, melhorarem os que já são prestados e maximizarem o seu leque de soluções.

A tecnologia já começou a ser implementada nas principais capitais do Brasil e a previsão é que esteja presente em todo país até o ano de 2029.
Inclusive, a cidade de Franca, onde a SoftUp está localizada, foi a primeira do Estado de São Paulo a lançar a tecnologia 5G.
O principal diferencial do 5G é o baixo tempo de latência e alta velocidade de transmissão de dados, o que impacta diretamente nas inovações tecnológicas e em alguns tipos de serviços digitais que, até pouco tempo atrás, não podiam ser realizados por conta da baixa velocidade, interrupções e constantes problemas nas conexões.


A estimativa é que a velocidade atingida com o 5G seja de 1 Gbps (gigabits por segundo), muito mais veloz que o 4G, que apresenta 300 Mbps de download e 75 Mb de upload.

Siga com a leitura e descubra, no blog da SoftUp, quais os benefícios da tecnologia e como ela poderá impactar os negócios.

O que é o 5G?
A letra G indica as gerações da tecnologia de aparelhos celulares.
Neste contexto, o 5G proporciona aumento de velocidade da conexão e aumento de dispositivos conectados a uma rede, sem interferir na performance.
Além disso, existe uma relação direta entre o 5G e a Internet das Coisas (IoT), afinal, esses recursos, quando combinados da maneira certa, podem potencializar os resultados de diversos modelos de negócio. 

O serviço promete garantir mais estabilidade aos usuários, a partir de uma conexão mais confiável e fluida.

Benefícios do 5G
Além de ser potencialmente mais veloz que o 4G, o 5G ainda envolve uma tecnologia de baixo consumo, capaz de oferecer maior vida útil aos equipamentos.
Além disso, também contribui para otimização de processos, oferece novas possibilidades de fazer negócios e beneficia o armazenamento de dados.
Com foco na estabilidade em operações em tempo real como transmissões de dados, uploads e downloads, e na conexão simultânea entre vários dispositivos, tudo indica que a solução tem potencial para revolucionar a forma de se fazer negócios.

O 5G para os pequenos negócios
Com a chegada do 5G, os pequenos negócios poderão contar com várias melhorias.
Isso porque, diversas soluções poderão surgir com a redução da latência e o aumento da transmissão de dados. Será possível, por exemplo, estabelecer e utilizar mecanismos de autoatendimento, telepresença e robótica.
Além disso, com a recente chegada do Metaverso, as organizações que adotarem a Realidade Virtual e Aumentada nos produtos e serviços também estarão a um passo da concorrência.
Vale mencionar ainda que a tecnologia ampliará funcionalidades na execução de soluções como Internet das Coisas, Inteligência Artificial (IA) e Big Data.

Potencialização das vendas on-line
O e-commerce se estabeleceu como uma tendência há, pelo menos, uma década no Brasil, e teve seu crescimento exponencial motivado pela pandemia do coronavírus.
Diante deste cenário, a tecnologia 5G irá atuar diretamente na performance das lojas virtuais.
A expectativa é que não existam mais problemas provocados pelo carregamento de imagens, informações ou métodos de pagamentos, que impactam direta e negativamente na finalização de vendas.
Com usabilidade e velocidade otimizadas, os empreendedores digitais poderão oferecer melhores experiências aos clientes.
Outro ponto positivo é que será mais fácil aplicar o transporte automatizado das mercadorias, onde a matéria-prima poderá ser retirada do estoque e facilmente integrada à produção.

Velocidade e precisão na gestão de dados
Outra grande vantagem do 5G é a sua atuação no compartilhamento de dados e informações.
Daqui em diante, a adoção de soluções de monitoramento e gestão de dados em tempo real será facilitada, visto que a velocidade na transmissão de dados tornará o acompanhamento do desempenho dos negócios mais assertivo.
Com ela, os algoritmos poderão fazer uma grande quantidade de processamento, de maneira precisa e confortável, sempre levando em conta a predição de e tendências do mercado e mudanças nos hábitos de consumo das pessoas.
Como mencionado anteriormente, a Realidade Virtual ou Aumentada também irá transformar o processo de vendas, permitindo ao cliente a realização de testes remotos e virtuais. Com um ambiente mais atrativo e dinâmico, fica muito mais fácil fechar novos negócios.

Computação em nuvem
Por fim, mas não menos importante, o 5G também irá oferecer aos empreendedores a possibilidade de contar com um armazenamento seguro e eficiente de documentos, dados e informações sem extravios ou possibilidades de golpes, isso porque, a partir de mecanismos tecnológicos como criptografia e backups automáticos, novas barreiras são criadas para evitar e prevenir os ataques cibernéticos.

Conclusão
Por mais que ainda não esteja totalmente integrado em território nacional, é certo que o 5G irá oferecer inúmeros benefícios aos consumidores e empreendedores. De fato, avanços tecnológicos como este sempre representam grandes vantagens competitivas ao mercado.

Quer continuar por dentro das notícias do mundo do empreendedorismo? Então, continue de olho no Blog da SoftUp. Sempre temos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário