Sem dúvida, as vendas on-line se intensificaram ainda mais durante o isolamento social, na pandemia.
Desde então, muitos empreendedores migraram para o digital como uma tentativa de seguir com as operações sem sofrer tantos impactos.
No cenário pós-pandêmico, a tendência é que o consumo on-line continue em ascensão.
Contudo, por ser um mercado relativamente novo para os PMEs (pequenas e médias empresas), muitos fabricantes que desejam iniciar as suas vendas ainda não sabem se é mais vantajoso investir em um e-commerce ou aproveitar o conjunto de benefícios dos marketplaces.
Certamente, o mais indicado é investir nos dois modelos ao mesmo tempo, para garantir autonomia, gerar mais alcance à marca e, consequentemente, conquistar maior volume de vendas.
Contudo, para os iniciantes, que não têm capital suficiente para marcar presença em ambos, o mais indicado é optar pelos marketplaces.
Isso porque, obter uma boa performance no e-commerce envolve tempo, dinheiro e muito esforço.
Para que os resultados sejam satisfatórios é necessário investir em tráfego e lidar com as incertezas das conversões.
Por outro lado, dentro de um marketplace, o empresário paga apenas pelo que vendeu e todo o tráfego é feito por conta da plataforma.
Quer descobrir quais são as maiores vantagens dos marketplaces em relação ao e-commerce? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do blog SoftUp Sistemas preparou para você.

Vantagens do marketplace em relação ao e-commerce
1. Vendas mais baratas
De acordo com estudos recentes, um produto comercializado em um e-commerce tem, em média, 22% do seu valor integrado às ações de marketing e manutenções financeiras. No marketplace, essa taxa é reduzida a 12%.
Ou seja, nos chamados “shoppings on-line” as vendas são muito mais baratas e vantajosas para os comerciantes.
2. Exposição de produtos
Segundo publicação do GS1 Brasil, no caso das grandes marcas, os grandes sites representam, em média, 30% das visitas mensais, enquanto os marketplaces envolvem os outros 70%.
Já nos e-commerces de marcas pequenas e desconhecidas, um website próprio concentra, no máximo, 10% das visitas e os marketplaces, 95%.
Vale mencionar que, se o investimento no e-commerce próprio for intenso, a taxa de visualização pode aumentar. Contudo, dificilmente irá superar os acessos de um marketplace.
3. Logística
Quando uma marca resolve aderir a um marketplace, automaticamente passa a utilizar os processos logísticos adotados pelo canal.
Dessa forma, quando uma venda é finalizada e a NF (nota fiscal) é emitida, uma etiqueta é liberada pela plataforma para que o produto seja postado nos Correios ou em um ponto de envio escolhido pelo canal.
Com isso, é possível garantir um valor de frete mais competitivo e uma entrega mais ágil para contribuir ativamente com a satisfação e fidelização dos clientes.
4. Maior volume de tráfego
É fato que um marketplace oferece visibilidade muito maior para a sua marca e facilita o alcance dos seus produtos. Muito disso ocorre por conta do tráfego de visitas, que costuma ser intenso nessas plataformas.
Isso porque, nos “shoppings on-line” os produtos ficam mais expostos e, as datas sazonais, bem como, as estratégias de vendas (como Black Friday, Dia dos Namorados, etc) geram muito mais resultados do que as realizadas em um site próprio, graças ao planejamento prévio, calendário alinhado e escalonamento das vendas das plataformas.
5. Segurança no recebimento
Outra vantagem do marketplace é a credibilidade gerada por esses canais.
Por exemplo, muitas pessoas mal sabem do que se trata esses espaços virtuais, mas compram no Magalu achando que a própria plataforma é responsável pela venda e pela entrega dos itens.
Ou seja, é inegável o quanto essas bandeiras proporcionam confiabilidade e auxiliam na conversão.
Mesmo que o consumidor saiba como opera um marketplace, ao descobrir que existe uma grande empresa por trás se sente mais seguro para comprar. Afinal, sabe que se, porventura, acontecer qualquer problema, a empresa irá ajudar a solucionar.
Enfim, agora que você já sabe sobre as maiores vantagens dos marketplaces, que tal vender pela internet de maneira mais simples e integrada com a nossa solução de gestão ERP?
Conte com o Sistema Grátis para organizar os seus processos, otimizar o desempenho da sua equipe e ainda integrar a sua marca aos grandes marketplaces do mercado como Magalu, Shopee, Mercado Livre, Dafiti e Americanas.

Clique aqui, assista ao vídeo de Integração com a Shopee e de Integração com o Magalu e perceba como o processo é prático e descomplicado.
Caso queira saber mais, acesse o site do SoftUp Sistemas e descubra todas as soluções que o nosso time de especialistas oferece para intensificar a sua presença e decolar os seus negócios no meio digital.
No mais, continue de olho no blog SoftUp Sistema. Sempre temos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário