Segundo alguns dados do levantamento da Neotrust sobre o ano de 2021, o varejo digital do país não somente continua crescendo de forma considerável como também está mais em alta do que nunca.
Por causa das medidas restritivas da pandemia, aproximadamente 13 milhões de brasileiros realizaram compras pela internet pela primeira vez em 2020.
O mais impressionante é que no ano de 2021, mesmo após a reabertura de grande parte das lojas físicas, o e-commerce não recuou e apresentou um crescimento de quase 27% em relação ao ano anterior.
Mesmo com o faturamento recorde de R$161 bilhões, existe outro dado que os lojistas devem olhar com mais atenção também: o destaque em questão é sobre os números do primeiro balanço trimestral.
Enquanto em 2020 foram realizados quase 50 milhões de pedidos, em 2021 foi alcançado a marca de 78, 5 milhões.
Isso prova que o fluxo de compradores está se intensificando cada vez mais e, apesar de ser um ecossistema que envolve muita disputa pela atenção do cliente, existe espaço para todos.
Só para lembrar: O que são os marketplaces?
A exemplo disso temos os marketplaces, que é um modelo de negócio onde gigantes do varejo emprestam suas marcas através de um site para que sellers de todos os tamanhos anunciem seus produtos.
Entre algumas empresas que operam nesse formato, podemos listar as maiores do segmento no Brasil como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas e Shoppe.
Representando a maior parte dos pedidos e faturamento do varejo digital, os esses canais de venda tiveram seu BOOM nos últimos dois anos por apresentarem uma alternativa mais viável financeiramente para os lojistas que foram duramente afetados pela pandemia.
A relação acaba sendo muito simples: em troca de uma plataforma com visibilidade e alto fluxo de pessoas, os sellers pagam apenas um comissionamento por venda realizada para o marketplace.

A função do hub de integração
Agora que já apresentamos alguns números que comprovam o crescimento do comércio digital e relembramos uma das suas principais modalidades, os marketplaces, vamos falar de algo que está diretamente ligado a esses dois pontos: hub de integração.
Ele é uma ferramenta desenvolvida para ajudar o lojista, e tem como função centralizar toda a operação do e-commerce em apenas um painel.
Logo, ele acaba automatizando, massificando e, consequentemente, facilitando processos que antes eram manuais, demorados e passíveis de falhas.
A verdade é que eles sempre existiram, mas graças a justamente essa mudança no quadro geral nos hábitos de consumo da população, isso fez que cada vez mais vendedores sentissem a necessidade de ter uma assistência para dar conta de toda essa nova demanda.
Quais seus principais benefícios
Para os sellers que atuam em um ou mais canais de vendas, é comum que por causa do fluxo de informações e pedidos ocorram falhas que podem parecer casos isolados, mas que, se com o passar do tempo se tornaram corriqueiras, vai trazer diversos malefícios para o seu negócio.
Alguns exemplos dessas falhas são os famosos furos de estoque, atrasos na entrega e perda de informações sobre vendas já realizadas.
O e-commerce que possui um hub de integração como parceiro além de extinguir esses contratempos, ainda vai ter uma melhora na sua performance de vendas.
As principais funcionalidades dessa ferramenta são:
- Sincronização de estoque entre os canais de venda
- Automatização no processo de catalogação de produtos
- Relatórios de erros que indica logo de cara qual produto foi rejeitado e os motivos
- Ferramenta de criação de kits de produtos
- Monitoramento das etapas de entrega em tempo real
- Análise de dados sobre o seu negócio

O que se atentar na hora de escolher o seu
Esse momento é muito importante, já que, de certo modo, você vai estar fechando uma parceria que tem a possibilidade de mudar ou não o seu negócio de patamar, portanto é necessário se atentar a certos detalhes na hora de escolher qual será o seu integrador.
- Estabilidade do sistema e das integrações:
Um dos primeiros princípios de qualquer bom hub de integração com marketplaces é que ele aja com agilidade e otimize o tempo de toda sua operação. Contudo, para que isso de fato ocorra, é preciso se certificar que a plataforma consiga manter o suporte mesmo com o alto volume e realize as integrações da forma mais rápida possível.
- Atendimento de qualidade:
Como todo seu negócio vai estar sendo operado através do hub, é perfeitamente comum que apareçam dúvidas, portanto, nessa hora se faz presente a necessidade de um bom serviço de suporte e atendimento.
- Ser uma integradora especializada em marketplaces:
Isso é crucial, pois o integrador de marketplace precisa expandir e melhorar o seu comércio, não limitá-lo. Logo, verifique se ele possui integração ou parceria com canais de venda de renome, plataformas de e-commerce e ERPs.
Conclusão
Como explicamos acima, contratar uma plataforma de integração é uma estratégia que pode mudar o patamar de crescimento do seu negócio. Logo, o mais indicado é que você escolha um hub super completo, como da Plugg.to, que além de todos os pontos citados acima ainda possui alguns diferenciais como:
- Gestão de SAC do Mercado Livre presente em ambiente único
- Faturador próprio que realiza a emissão de NFe e etiquetas em zebra
- Oferece uma Integração assistida entre plataforma e marketplace com a presença de um suporte técnico
Se você curtiu a ideia, então posso dizer que a Plugg.to é o lugar certo para a sua loja. Além das funcionalidades extras, ele possui integração em mais de 60 marketplaces, dos maiores até aqueles que pertencem a nichos específicos.
Acesse nosso site ou fale com um dos nossos consultores para dar entender melhor como dar esse próximo passo em direção a evolução do seu empreendimento.
A SoftUp pode ajudar?
Caso você possua seu próprio e-commerce e esteja procurando uma outra ferramenta para ajudá-lo a automatizar e otimizar diversas tarefas, a SoftUb é o lugar certo para ter em mãos uma operação mais eficiente.
Tendo esse ERP como parceiro, ele possibilita ao lojista ter o controle absoluto das vendas realizadas, da parte financeira, produtos em estoque, logística e na emissão de documentos importantes para a regulamentação do seu negócio como NFe, NFCe e NFSe.No mais, continue de olho no blog. Em breve teremos muitas novidades por aqui.


Deixe um comentário