Se você é um empreendedor, provavelmente já ouviu falar sobre a Matriz SWOT. Contudo, a familiaridade com o termo não quer dizer que você domine a metodologia ou detenha as capacidades necessárias para colocá-la em prática e decolar os resultados do seu negócio. Pensando nisso, nós, da equipe do blog SoftUp Sistemas, elaboramos um artigo informativo para você descobrir como adotar a técnica e começar 2022 com os processos e planejamentos alinhados.

Siga com a gente e confira!

Mas, afinal, o que é a Matriz SWOT?
Também conhecida como Análise SWOT ou Matriz FOFA, essa é uma ferramenta de desempenho empresarial que contribui para as organizações compreenderem o cenário onde estão inseridas e tomarem decisões assertivas.

A partir da metodologia, os gestores podem administrar seus projetos, suas equipes e planejar as suas próximas ações com mais facilidade, visto que a técnica proporciona um diagnóstico completo do negócio e auxilia na identificação das Forças,Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de um empreendimento.

Nesse contexto, a sigla SWOT define, em inglês, uma abreviação dos termos:
Strenghts (Forças)
Weaknesses (Fraquezas)
Opportunities (Oportunidades)
Threats (Ameaças)

De acordo com o método, realizar uma análise minuciosa de cada um dos elementos citados acima é fundamental para que uma organização trilhe um caminho promissor e bem-sucedido.
Siga com a leitura e conheça em detalhes cada um dos conceitos:

Os 4 elementos da Análise SWOT



Feita para garantir uma análise profunda de qualquer tipo de negócio de maneira simplificada, a Matriz SWOT é essencial para startar o planejamento estratégico da sua empresa, garantir o cumprimento das metas e objetivos e analisar o seu posicionamento dentro do mercado em que ela está inserida.
Mas, para descobrir como realmente funciona, é preciso, antes de tudo, saber o que cada um dos seus elementos representa.
Confira abaixo:

1.  Strenghts (Forças)
As forças da sua empresa nada mais são do que os diferenciais que você oferece perante à concorrência e os benefícios que os seus serviços ou produtos proporcionam aos consumidores. Para chegar às respostas adequadas, procure pensar sobre alguns fatores como:

► Quais são as suas melhores atividades e processos?
► Quais as características que destacam a sua empresa entre as demais?
► Quais são os melhores produtos e serviços?
► Quais são os melhores recursos?


2. Weaknesses (Fraquezas)
Ao contrário das forças, as fraquezas representam as falhas internas do seu empreendimento. Para identificá-las, é necessário realizar uma análise completa, que pode ser iniciada com as seguintes perguntas:

► Todos os produtos têm qualidade?
► O relacionamento com o cliente é bom? Os problemas apontados são sempre solucionados?
► Qual o nível de confiabilidade dos processos?
► O quanto se sabe sobre as empresas concorrentes?

3. Opportunities (Oportunidades)
Todo negócio conta com fatores externos capazes de gerar alguns pontos positivos, essas são as oportunidades da Matriz SWOT.
Mudanças no mercado, tendências, contexto global, econômico e social podem gerar excelentes “segundas vias” para a sua trajetória. Para entender melhor o que eles representam, reflita sobre algumas questões:

► Existe alguma política econômica capaz de beneficiar o seu empreendimento?
► Quais eventos públicos podem ser utilizados a favor da expansão da marca?
► Quais tendências atuais podem ser usadas para favorecer a empresa?


4. Threats (Ameaças)
Por fim, as ameaças são os fatores externos que podem prejudicar o seu empreendimento e comprometer os seus resultados. Para descobrir quais são eles, algumas perguntas podem ser usadas como guias:

► Existe alguma política de tributação capaz de desfavorecer o negócio?
► Qual é o concorrente mais forte do mercado?
► Existe alguma tendência atual capaz de prejudicar o desempenho da empresa?

Quais os benefícios de adotar a Matriz SWOT?
De fato, ao mapear todos os pontos positivos e negativos que cercam o seu negócio, fica muito mais fácil ter uma visão geral do cenário atual e futuro. A partir de um panorama completo, é possível fazer um plano de negócios assertivo e dispor de outras vantagens como:

  • Insights úteis para a resolução de problemas
    Visto que a Matriz SWOT atua no diagnóstico de problemas e dificuldades que podem comprometer um negócio, é natural durante as análises surgir insights capazes de amenizar, reduzir ou solucionar esses problemas.
  • Aumento do nível de qualidade
    Outro grande benefício da Matriz SWOT é a possibilidade de implementação de melhorias nos serviços e produtos ofertados pela empresa. Afinal, muitas vezes eles não são otimizados devido à ausência de uma visão mais analítica e estratégica, que é oferecida pela análise.
  • Identificação ou fortalecimento do posicionamento
    Para garantir que as ações realizadas sejam realmente adequadas, compreender o posicionamento estratégico do seu empreendimento é fundamental. Nesse contexto, a Matriz SWOT ajuda a identificar como a sua marca se posiciona no mercado em comparação com os concorrentes.
  • Criação de novos produtos
    Muito importante para a inovação de uma empresa, a Análise SWOT também influencia na criação de novos produtos e serviços, já que, a partir das informações coletadas, é possível gerar novas oportunidades levando em conta as tendências globais e locais.

Como adotar a Matriz SWOT na sua empresa?Embora seja um método relativamente simples de ser aplicado, a Matriz SWOT é um exercício de reflexão, que deve ser feito considerando os 4 elementos da ferramenta. Para isso, é necessário conhecer a fundo os processos internos da empresa.
O primeiro passo para adotar a Matriz SWOT é pegar um papel ou cartolina e dividir em quadrantes. Lembrando que nosso sistema possui um módulo, que possibilita você fazer isso, trazendo as informações para dentro do sistema o sistema gera a Matriz organizada, o que ajuda muito na hora de criar as estratégias para seu negócio crescer mais. Feito isso, o próximo passo é realizar um brainstorm com a equipe e separar as ideias em cada um dos elementos.
Depois, é necessário cruzar as informações e pronto! É chegada a hora de colocar o planejamento estratégico em ação.

Gostou de descobrir como fazer planejamento com a Matriz SWOT? Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no blog SoftUp Sistemas e não perca nenhuma dica ou novidade do universo empresarial.

Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário