A data mais esperada do varejo está cada dia mais próxima e as expectativas dos lojistas em relação às vendas são as melhores possíveis.
Segundo pesquisa realizada pela UOL, 67% dos clientes pretendem fazer alguma compra na Black Friday 2021. Desses, 47% planejam comprar somente no e-commerce e 20% desejam mesclar canais físicos e digitais.
Se você deseja aproveitar o período para decolar as suas vendas, saiba que não basta apenas anunciar produtos com descontos. Muito pelo contrário, é preciso ter planejamento prévio e definir com cautela as estratégias mais indicadas para o seu público-alvo.
Para te ajudar nessa missão, a equipe do blog da SoftUp preparou um passo a passo para vender mais na Black Friday.
Siga com a leitura e confira!
1. Entenda o perfil do seu cliente
O ponto de partida de qualquer ação promocional é compreender o que o seu cliente deseja. Por isso, o mais indicado é começar analisando o histórico de compras dos consumidores e separar os leads mais promissores para criar descontos personalizados.
Além disso, é fundamental identificar quais produtos despertam mais interesse em cada público para reforçar as ofertas e, consequentemente, a divulgação.
2. Planeje com antecedência
Também é importante definir com antecedência quais produtos estarão com desconto. Nesse momento, contar com um sistema ERP é um grande diferencial para otimizar os seus processos, afinal, o software revela quais itens estão disponíveis no estoque em maior volume e quais produtos têm mais aceitação entre o público-alvo.
Assim, fica muito mais fácil considerar a preferência dos consumidores e ofertar itens que possam realmente ser entregues dentro do prazo estipulado.
Além disso, é necessário calcular o percentual de desconto de maneira estratégica, para evitar quaisquer tipos de prejuízos.
3. Seja transparente
A partir do momento em que você decide participar da Black Friday é fundamental garantir que os descontos ofertados sejam reais. Afinal, você não quer que a sua loja seja conhecida por expressões como “Black Fraude”, não é mesmo?
Por isso, nem pense em aumentar os preços dos itens nas semanas anteriores à data para depois dar uma ideia de “desconto fake” – os consumidores pesquisam e sempre recorrem às redes sociais e às plataformas como “Reclame Aqui” para evitar possíveis golpes digitais.
4. Seja criativo
Durante a Black Friday, os consumidores são bombardeados com uma infinidade de ofertas, portanto, atrair a atenção do seu público neste período pode ser ainda mais desafiador. Por isso, é importante usar e abusar da criatividade para elaborar promoções atrativas para o seu cliente. Uma boa alternativa é direcionar o olhar para os seus concorrentes a fim de compreender quais estratégias eles utilizam em datas especiais para fisgar o público-alvo.
De fato, existem inúmeras possibilidades para chamar atenção dos clientes como sorteios, kits de produtos, amostras grátis, cupons de desconto, brindes, etc.
O propósito é justamente aproveitar a data para oferecer vantagens ao seu cliente e promover o seu negócio, independentemente do caminho escolhido.
5. Ofereça um bom atendimento
Sem dúvida, a qualidade do atendimento ao cliente deve sempre ser uma prioridade, afinal, um bom relacionamento é fundamental para a fidelização. Entretanto, em datas especiais, a atenção deve ser redobrada.
Para isso, capacite a sua equipe, motive os seus colaboradores para que eles possam atender de maneira atenciosa e prestativa, e reforce a importância de uma boa comunicação.
Nessa época, as solicitações de trocas e devoluções aumentam consideravelmente, por isso, caso um consumidor tenha qualquer problema com o seu produto é necessário assegurar que ele seja bem atendido e tenha uma resolução rápida. Dessa forma, é muito mais provável que ele volte a comprar em um segundo momento.
6. Cuidado com as finanças
Mais do que preparar ofertas, é necessário organizar as finanças corporativas e equilibrar as contas para aproveitar o melhor que a Black Friday tem a oferecer.
Afinal, assim como os pedidos aumentam, os custos variáveis também se intensificam e você precisa fazer cálculos para medir o percentual de lucratividade.
Coloque todos os custos em um software de gestão e analise o que você pode proporcionar aos clientes sem perder a rentabilidade.
7. Invista na divulgação
Por fim, mas não menos importante, é necessário reforçar que a Black Friday é um período que demanda maior divulgação, visto que os consumidores recebem uma enxurrada de e-mails marketing e anúncios com ofertas. É preciso disputar a atenção deles.
Para isso, procure investir em anúncios nas redes sociais e abusar do poder do marketing digital para divulgar as suas ações.
Com ferramentas de impulsionamento do Facebook e Instagram é possível segmentar o público e atingir apenas os clientes que se interessam pelos seus produtos.
Curtiu o nosso passo a passo para vender na Black Friday? Se esse artigo foi interessante para você, deixe seu feedback nos comentários e continue de olho no Blog da SoftUp. Em breve teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário