Sem dúvida, um dos maiores desafios dos empreendedores digitais, que comercializam produtos em e-commerces ou marketplaces, é implementar processos operacionais eficazes e garantir que eles sejam executados de maneira assertiva.

Afinal, uma operação sem estrutura e sem planejamento prévio é um verdadeiro gargalo para todo o negócio, capaz de impactar no seu crescimento e provocar falhas que resultam na insatisfação de clientes.

Por esse motivo, é fundamental que um gestor sempre considere as particularidades do seu negócio para que os processos sejam devidamente estruturados.

Confira abaixo alguns fatores que devem ser analisados com cautela:

Estrutura de equipe

Um bom processo operacional começa com uma equipe eficiente. Para isso, analisar o nível técnico e profissional da sua equipe é um fator determinante.

Mix de Produtos

Os processos variam de acordo com o tamanho dos produtos, fornecedores, marcas, valores agregados, tempo de recebimento, etc. Por isso, é importante que todos esses pontos estejam propriamente definidos.

Organização do estoque

Toda a área disponível para logística e armazenamento deve ser analisada para garantir melhor aproveitamento do espaço.

ERP

Contar com um sistema de gestão automatizado e descobrir as práticas para dominá-lo é o caminho mais curto para garantir mais segurança e agilidade a todos os processos desenvolvidos. Para isso, você pode entrar em contato com a equipe da SoftUp.

De fato, para garantir um negócio bem-sucedido, os empreendedores que já contam com uma gestão ativa no e-commerce ou estão estruturando um novo empreendimento digital (independentemente do nível) precisam organizar cada fluxo dos processos.

Confira a seguir algumas dicas úteis para assegurar maior eficiência e agilidade nas tarefas cotidianas.

Cadastro de produto

Provavelmente, você já sabe que, dentro de um empreendimento digital, não dá para fugir do cadastro de produtos. Contudo, para que esse processo se torne mais ágil, o recomendado é criar o cadastro logo no momento do envio do pedido de compra ao fornecedor.

Para isso, o responsável pelo departamento comercial deve informar todos os dados necessários ao profissional encarregado do cadastro no ERP. Dessa forma, quando o produto chegar ao estoque, basta conferir o pedido, ativá-lo na plataforma e disponibilizá-lo para venda.

Imagens

Ao contrário das lojas físicas, os comércios digitais não permitem que os interessados apalpem ou experimentem os produtos antes de finalizar a compra. Por isso, as fotografias desempenham papel fundamental.

O gerenciamento inadequado das produções de fotos é um dos pontos que fazem os consumidores desistirem de adquirir os produtos. Por isso, é necessário seguir um processo bem planejado. Procure elaborar um manual de fotos e definir as posições dos produtos para manter um padrão e garantir uma boa experiência ao seu cliente.

Além disso, é fundamental ter um controle sobre os itens que já possuem imagens profissionais e quais precisam ser fotografados. Assim, é possível ter um gap menor entre o período de recebimento do produto e sua ativação para venda.

Coleta, embalagem e entrega

Com certeza, um dos principais diferenciais do e-commerce em relação ao varejo tradicional é o processo de coleta, embalagem e entrega dos produtos. Isso porque, nos comércios digitais, esses trâmites devem ocorrer em horários estratégicos, durante o dia.

O período varia de acordo com a disponibilidade das transportadoras. Portanto, é necessário treinar a sua equipe para ganhar qualidade, escala e otimizar a agilidade da logística de maneira geral.

Trocas e devoluções

Qualquer solicitação de troca ou devolução deve ser tratada de maneira eficiente e cautelosa, afinal, a desatenção pode provocar inúmeros resultados negativos no negócio.

É importante que a sua equipe esteja pronta para garantir que o cliente fique satisfeito e não se sinta lesado durante qualquer parte do processo de compra.

Reverter uma má experiência de compra a partir de um atendimento de qualidade é extremamente importante para qualquer empresa, principalmente, as que integram o comércio virtual.

Além disso, nessas operações, o controle de fluxo também é fundamental para evitar que o cliente receba um novo produto que não esteja de acordo com o que ele está esperando e também para evitar fraudes, que, geralmente, são aplicadas por falsos consumidores.

Caro leitor, gostou de descobrir como ter agilidade nos processos de vendas do e-commerce?

Se você deseja digitalizar os seus processos e otimizar as tarefas da sua equipe para garantir uma operação ainda mais eficiente, clique aqui, entre em contato com a equipe da SoftUp e confira todas as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no blog. Em breve teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço.

Deixe um comentário